segunda-feira, 2 de março de 2015

Família de herói olímpico processa fabricante de tênis minimalistas

POR RODOLFO LUCENA


A família do corredor etíope Abebe Bikila, uma das maiores lendas do atletismo mundial, está processando a fabricante de tênis Vibram, criadora de um dos mais emblemáticos modelos de calçado minimalista, o Vibram Five Fingers.

Os filhos de Bikila, que correu descalço e venceu a maratona dos Jogos de Roma-1960 (foto AP), entraram com ação na Justiça Federal norte-americana alegando que a empresa está usando o nome do atleta sem permissão. O maratonista, que voltaria a vencer a maratona olímpica em 1964, então usando calçados, morreu em 1973.

A Vibram usou o nome Bikila para identificar alguns dos modelos que fabrica; também incluiu o nome no registro de marcas de sua propriedade.

Agora a família quer pelo menos US$ 15 milhões em compensação pelo que considera abuso. “O legado de Bikila precisa ser respeitado”, disse o filho do atleta, Teferi Bikila, 45, às agências internacionais.

Já a companhia não respondeu ao questionamento feito pelas agências de notícias.

Esta não é a primeira vez que a Vibram é sofre um processo judicial. No ano passado, a empresa aceitou pagar US$ 3,75 milhões para encerrar uma ação em que corredores alegavam ter se lesionado por causa do uso do modelo Vibram Five Fingers.

Nenhum comentário:

Postar um comentário