sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Dicas para eliminar o inchaço

• 1º passo: comer com saúde e ingerir bastante água
• 2º passo: controlar os seus hormônios
• 3º passo: massagem corporal

Se você costuma sentir os seios inchados, os pés e as pernas pesadas e o seu peso aumenta de uma hora para outra sem motivo aparente, saiba que a culpa desse quadro pode ser da retenção de líquidos.

De acordo com a endocrinologista Zuleika Halpern, do Hospital das Clínicas de São Paulo, esse inchaço ocorre porque o corpo não consegue eliminar a água acumulada.

Afaste esse saleiro!
"Algumas doenças, como hipertensão e insuficiência renal, causam a retenção. Mas, se a mulher não tem nenhum desses problemas, o inchaço pode ser provocado pelo excesso de peso, as alterações hormonais e o aumento do consumo de sal", diz.

Quem se lembra de como Angélica era cheinha na juventude? A apresentadora, que hoje exibe um corpo magro, sofreu com a retenção de líquidos durante muitos anos. Para lidar com o problema, ela apostou na drenagem linfática. "A retenção de líquidos me atrapalha há anos. Mas com a drenagem o inchaço e a celulite diminuem, e as pernas ficam levinhas", conta.

Mas não é só isso: Angélica também não abre mão de uma alimentação saudável - recheada com frutas, verduras e legumes - e malha de três a quatro vezes por semana. Dessa maneira, não há inchaço que sobreviva.

Confira as dicas poderosas, além de três passos essenciais para expulsar o excesso de água do seu corpo e livre-se, de uma vez por todas, da retenção de líquidos.

Consumir alimentos saudáveis é o primeiro passo

Segundo a nutricionista Mariana Del Bosco, o que você come influenciará diretamente na retenção de líquidos. Descubra quem são os vilões e os melhores aliados do seu cardápio e saia vitoriosa dessa luta anti-inchaço!

- Invista nos chás. Muitos são diuréticos e fazem você eliminar mais líquidos. Os melhores sabores para isso são os cítricos, como limão e laranja.

- Beba bastante água. Ao manter-se bem hidratada, seus rins funcionam melhor, o que é um incentivo para o corpo eliminar o excesso de líquidos.

- Aposte em alimentos diuréticos. Eles fazem você ir ao banheiro mais vezes e, assim, eliminar mais líquidos. Por isso, coma muito mamão, maçã, melancia, morango, agrião, abóbora, morango, beterraba, cenoura, escarola, tomate e pepino.

- Controle o sal. Já reparou como ele absorve a umidade do ambiente? Pois ele age do mesmo jeito no seu corpo: retém o líquido e faz você ir ao banheiro menos vezes. O resultado aparece na barriga e nos seios inchados, na dificuldade de fechar as mãos e nos sapatos apertados.

- Fuja dos refrigerantes, mesmo os light. Especialmente no período pré-menstrual. Eles são ricos em sais minerais, que contribuem ainda mais para o corpo ficar inchado.

- Evite alimentos enlatados. Eles são industrializados e possuem muito sódio e conservantes na composição. Isso acaba fazendo você reter ainda mais água no corpo. Eles são vilões para quem sofre com retenção de líquidos. Na TPM, a situação piora. A endocrinologista Zuleika Halpern diz que problemas como hipotireoidismo também provocam inchaço.

Faça alguma atividade física que lhe dê prazer

- Faça uma atividade física que lhe dê prazer. Mexer o corpo ativa a circulação, o que elimina o excesso de líquidos do organismo. Além disso, os exercícios físicos contribuem para manter os hormônios equilibrados.

- Evite doces. Algumas substâncias presentes em alimentos como balas e chocolates causam irritabilidade, o que faz o inchaço aumentar mais ainda.

- Alivie o estresse diário. Ele acelera a produção de um hormônio chamado cortisol, que contribui para o aumento da retenção de líquidos. Para evitar isso, procure fazer tarefas relaxantes, como ler revistas, passear ou ouvir música.

- Procure especialistas. Para algumas pessoas, mudar de hábitos não é o suficiente. Quando o inchaço interfere no dia a dia, o endocrinologista pode prescrever um remédio para ajudar no controle da retenção, o nutricionista pode prescrever um cardápio adaptado a sua realidade e o professor de Educação Física para prescrição de exercícios que promovam seu bem estar.

A drenagem linfática reduz o inchaço e tem efeito imediato. Mas lembre-se procure um especialista formado que lhe passe segurança no tratamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário